20/11/2022
Fundado no dia 20 de novembro de 1925, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Casa de Antônio Lopes, completou no dia 20 de novembro de 2022, seus 97 anos de fundação.
O ato da fundação da Instituição foi realizado sob a presidência do Dr. Justo Jansen Ferreira; secretariado pelo Dr. Antônio Lopes da Cunha. Na ocasião, reuniram-se na sede provisória, em sessão solene, os Srs. José Pedro Ribeiro, José Ribeiro do Amaral, Dr. José Domingues da Silva, Domingos de Castro Perdigão, Wilson da Silva Soares, Dr. Benedito Barros Vasconcelos, José Abranches de Moura, Padre Arias de Almeida Cruz e Padre José Ferreira Gomes para tratarem da fundação de um Instituto sob os moldes do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), fundado pelo imperador D. Pedro II na cidade do Rio de Janeiro, em 1838, sede da Corte Imperial. Aprovado o estatuto para entrar em vigor, imediatamente convocaram as eleições da primeira diretoria e marcaram a data de início dos trabalhos para 02 de dezembro de 1925, em comemoração ao primeiro centenário de D. Pedro II. Hoje, comemora-se, então, essa data magna do IHGM, com a convicção de que esta Casa está seguindo a premissa imperiosa do seu idealizador, Antônio Lopes: “O IHGM foi criado para cultuar a tradição, venerar o passado, estudar o Maranhão.”
O Instituto comemorou sua data Magna Comemorativa, com uma celebração repleta de atividades, entre os dias 19 a 21 de dezembro.
No dia 19 de novembro, deu-se início a programação dos 97 anos do IHGM, com a Conferência de Abertura, proferida pelo Prof. Flávio Torres, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Moreno (IHGM/Pernambuco), com o tema: ‘’A RIHPE – Rede de Institutos Históricos de Pernambuco e as Políticas Públicas e Institucionais em Defesa da Preservação da Memória e Desenvolvimento dos Sodalícios Pernambucanos’’. Em seguida houve a Concessão do Título de Sócio Institucional pelo Instituto Histórico e Geográfico de Moreno (IHGM/Pernambuco) ao Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), e também a Concessão (presencial) de Diplomas para Sócios Correspondentes.
Seguindo a programação, ainda no mesmo dia, a Sra. Silvia Jorge Dino, tomou Posse, como Sócia Efetiva, no Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), ocupando a Cadeira de N° 35, patroneada por Domingos Castro Perdigão. A cerimônia aconteceu no Auditório da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Curso de História, no Centro Histórico de São Luís. A solenidade contou com a presença da Presidente e Vice-presidente do IHGM, Profa. Dra. Dilercy Aragão Adler e Prof. José Augusto Silva Oliveira, e demais membros do IHGM, autoridades e intelectuais.
No segundo dia da programação, foi realizado a primeira reunião preparatória para o ‘’I Encontro de Institutos Históricos e Geográficos do Estado do Maranhão’’. Dando sequência, ocorreu o Sarau Histórico-Literário, onde a abertura foi proferida, pela Profa. Assír Alves da Silva, sócia efetiva do IHGM.
Participaram do Sarau: Profa. Jassyara Alves da Silva, Prof. Diogo Gualhardo Neves, Profa. Edna Maria de Carvalho, Heraldine Alves de Melo, Débora Alves de Melo, Profa. Abianci Alves de Melo, Paulo Emanuel dos Sena, Joyce Bençãos Santos, Prof. Sérgio Bruno Duailibe, Dra. Ana Luíza Almeida Ferro, Profa. Dra. Dilercy Aragão Adler.
No terceiro e último dia, teve início pela manhã, com o Descerramento da Placa em Homenagem ao IHGM, pelo seu protagonismo na denominação da ‘’Praça do Pateon’’, com a Presença da Vice-Prefeita de São Luís, Profa. Ma. Esmênia Miranda, a Presidente da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico FUMPH, Kátia Bogéa, entre outras autoridades.
A programação deu continuidade, à noite, no Auditório do Curso de História da UEMA, com a concessão de Diplomas para Sócios Correspondentes, Diplomas de Honra ao Mérito e Diplomas de Sócios Honorários. Em seguida foi aberta a ‘’2ª Mesa do Ciclo de Palestras do Bicentenário da Independência do Brasil no Maranhão’’. Após a palestra, deu-se por encerrado o Sodalício.
A solenidade contou com a presença de inúmeros intelectuais e autoridades, como: o Vereador de São Luís, Dr. Gutemberg Araújo, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa, o Superintendente do IPHAN, Maurício Abreu Itapary, a presidente da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Carvalho, a presidente da Academia Maranhense de Trovas (AMT) e Dr. Sálvio Dino Júnior entre outras autoridades.
Seja bem-vindo ao site oficial do IHGM, Casa de Antônio Lopes.
Esperamos que, por meio dele, consigamos oferecer uma ferramenta útil de consulta e auxílio aos nossos associados, bem como aos demais estudiosos interessados na história deste Instituto e igualmente, nas questões ligadas à Historia, Geografia e Ciências afins, referentes ao Brasil e, especialmente, ao Maranhão.