28/07/2023
Em uma noite histórica e emocionante, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Casa de Antônio Lopes, realizou uma sessão solene de comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil no Maranhão. O evento, que também marcou a posse da nova Diretoria para o biênio 2023-2025, foi repleto de momentos solenes e enriquecedores, reunindo intelectuais autoridades e entusiastas da história e cultura maranhense.
A sessão solene teve início com a composição da Mesa de Abertura com os seguintes convidados: Dr. Marco Duailibe, Secretário Municipal de Cultura, representando o Dr. Eduardo Braide, Prefeito de São Luís; a Senhora Vilma Teixeira de Castro, Diretora do Arquivo Público do Estado do Maranhão; o Prof. Dr. Ítalo Santirochi, Departamento de História da Universidade Federal do Maranhão - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História; a Profa. Dra. Maria Goretti Cavalcanti de Carvalho, representando o Magnífico Reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana; a Dra. Ana Luiza Almeida Ferro, representando o Presidente da Academia Maranhense de Letras, Dr. Lourival Serejo e a Profa. Wanda Cristina de Cunha Silva, Presidente da Academia Maranhense de Trovas.
Após ser declarada aberta a Sessão, pela Presidente do IHGM, foi tocado o Hino Nacional e a seguir apresentada a VINHETA alusiva aos 98 anos de fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM e o Selo Comemorativo do Bicentenário da Independência do Brasil no Maranhão.
A Presidente fez breve fala em alusão à celebração dos 200 anos da efeméride “Dia da Adesão do Maranhão à Independência do Brasil”. Tendo o evento prosseguido com a realização da “IV Mesa do Ciclo de Palestras sobre o Bicentenário da Independência do Brasil no Maranhão”. Os palestrantes convidados, foram: o Prof. Dr. Marcelo Cheche Galves e a Profa. Dra. Elizabeth Abrantes, que compartilharam os seus conhecimentos e pesquisas sobre esse relevante período histórico. O Prof. Dr. Roni César de Araújo, como mediador, conduziu as discussões de forma esclarecedora e instigante, proporcionando aos presentes uma reflexão aprofundada sobre a história da independência no contexto maranhense.
Paralelamente às palestras, o concurso histórico-literário do Bicentenário da Independência do Brasil foi destaque no evento. Os autores premiados na categoria Investigação Histórica, Prof. Dr. Yuri Alhadef Alhadef Mateus (1º lugar, obra inédita), Profa. Ma. Luisa Cutrim (1º lugar, obra publicada) e a Profa. Dra. Raissa Cirino (2º lugar, obra publicada), foram reconhecidos por suas contribuições literárias e históricas, que enriqueceram o conhecimento sobre esse momento tão importante na história do Brasil e do Maranhão.
A comemoração incluiu lançamento de livros sobre a temática da Independência, apresentados pela Profa. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes: “A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL NAS PROVÍNCIAS DO MARANHÃO E PIAUÍ” - Organizadores: Elizabeth Sousa Abrantes, Pedro Vilarinho Castelo Branco e Yuri Givago Alhadef Sampaio Mateus e “A INDEPENDÊNCIA NO MARANHÃO EM REVISTA”- Organizadores: Elizabeth Sousa Abrantes, Dilercy Aragão Adler e José Augusto Silva Oliveira e, ainda, declamação de poemas alusivos ao 28 de julho, pela confreira Ana Luiza Ferro e Jonilson Silva Bogéa.
Finalizando a solenidade, a Sócia Efetiva Clores Holanda Silva procedeu a leitura do Termo de Posse à Diretoria e ao Conselho Fiscal eleitos para o biênio 2023-2025, assim constituídos: Presidente Dilercy Aragão Adler, Vice-Presidente José Augusto Silva Oliveira, 1ª Secretária Elizabeth Sousa Abrantes, 2ª Secretária Edna Maria de Carvalho Chaves, 1º Tesoureiro José Ribamar de Castro Ramos, 2ª Tesoureira Madalena Martins de Sousa Neves, Diretor de Patrimônio José Marcelo do Espírito Santo e Diretora de Serviços de Divulgação, Rita Ivana Barbosa Gomes. Além da Diretoria, foram empossados os membros do Conselho Fiscal, tanto titulares quanto suplentes, que serão peças fundamentais para garantir a transparência e a integridade das atividades do IHGM, Conselho Fiscal - Titulares: Cristiano de Lima Vaz Sardinha, Francisco Roberto Brandão, Abianci Alves de Melo, Conselho Fiscal - Suplentes, Felipe Costa Camarão, Ana Luiza Almeida Ferro e Antônio Guimarães de Oliveira.
A presidente em seu discurso de posse se referiu aos sonhos de Martin Luther King e Antônio Lopes e além dos agradecimentos declarou: “[...] esta Diretoria está convicta da necessidade do cumprimento das finalidades desta Casa e espera que ela progrida e se afirme sempre, como um marco de referência positiva no Maranhão, no Brasil e no mundo.
Nesta nobre missão queremos convidar a todos para um convívio de muita união e atuação efetiva, implementando a cultura da paz, da solidariedade e, concomitantemente, promovendo o culto à tradição, resgatando o passado e estudando o Maranhão ao longo do período desta gestão”.
Destarte, a sessão solene de comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil no Maranhão e a posse da nova Diretoria do IHGM propiciaram momentos de reflexão, celebração e expectativa para o futuro da Instituição. O compromisso renovado com a preservação da história e cultura do Maranhão é um legado que será levado adiante por essa nova gestão, que se inicia com energia e entusiasmo, visando contribuir ainda mais para o conhecimento e valorização do patrimônio histórico do estado.
Seja bem-vindo ao site oficial do IHGM, Casa de Antônio Lopes.
Esperamos que, por meio dele, consigamos oferecer uma ferramenta útil de consulta e auxílio aos nossos associados, bem como aos demais estudiosos interessados na história deste Instituto e igualmente, nas questões ligadas à Historia, Geografia e Ciências afins, referentes ao Brasil e, especialmente, ao Maranhão.