05/11/2024
O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) comemorou, nos dias 20 e 21 de novembro, seus 99 anos de fundação, encerrando também as atividades do “Ano Cultural Pe. Luís Figueira”. A programação especial incluiu palestras, homenagens e encontros que destacaram o papel do IHGM na preservação da memória e na valorização da história maranhense.
Dia 20: Sessão Solene e homenagens
No dia 20, as comemorações começaram com uma Sessão Solene realizada no auditório do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Praia Grande. A solenidade contou com uma palestra da Profa. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes, membro do IHGM, sobre o centenário de O Sertão, obra da escritora maranhense Carlota Carvalho, com mediação da confreira Profa. Ma. Edna Maria de Carvalho Chaves.
Na ocasião, foi lançado o Concurso Histórico Literário do Centenário do IHGM, que integra as celebrações do centenário da instituição, a ser comemorado em 2025. Além disso, personalidades que contribuíram para a história e a cultura receberam a Comenda “Antônio Lopes”:
*Prof. Dr. Felipe Costa Camarão, sócio do IHGM;
*Dr. Jackson Kepler Lago (in memoriam), representado por sua viúva, Maria Clay Lago, presidente do Instituto Jackson Lago;
*Profa. Theresa Soares Pflueger (in memoriam), representada por seu neto, Vitor Pflueger.
A mesa de honra da solenidade foi composta por:
*Profa. Dra. Dilercy Aragão Adler, presidente do IHGM;
*Prof. José Augusto Silva Oliveira, vice-presidente do IHGM;
*Profa. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes, 1ª secretária do IHGM;
*Maria Clay Lago, presidente do Instituto Jackson Lago;
*Dra. Mônica Piccolo Almeida Chaves, pró-reitora de graduação da UEMA;
Vitor Pflueger.
O evento reuniu sócios do IHGM, incluindo Elimar Figueira, José Bello Salgado Neto, Wanda Cristina da Cunha, Gutemberg Fernandes de Araújo, Célio Gitahy Vaz Sardinha, Dr. José Marcelo do Espírito Santo, Cristiano de Lima Vaz Sardinha, Maria Raimunda Araújo (sócia correspondente), Edna Maria de Carvalho Chaves, Elizabeth Sousa Abrantes, Jonilson Silva Bogéa e José Ribamar de Castro Ramos (Baial).
Entre os convidados presentes estavam:
*Valéria Pflueger e Vitor Pflueger;
*Vilma Castro, do Arquivo Público do Estado;
*Paulo Jorge Sabá Neto, do Ministério da Cultura no Maranhão (MINC);
*Rosa Soraida Nava de Arruda, secretária de cultura de Grajaú;
*Soraya Pinheiro, gestora da UEB Justo Jansen;
*Paulo Melo Sousa, do Museu Histórico de Alcântara (MHA);
*Gilson Costa Cantanhede;
*Dra. Mônica Piccolo Almeida Chaves, pró-reitora de graduação da UEMA.
Dia 21: Encontros de integração e valorização histórica
As comemorações continuaram no dia 21, com o “II Encontro de Institutos Históricos e Geográficos do Estado do Maranhão”, realizado pela manhã na sala da Pós-Graduação em História da UEMA. A roda de conversa foi conduzida pela Profa. Dra. Dilercy Aragão Adler e pela Profa. Dra. Elizabeth Sousa Abrantes, reunindo a secretária de cultura de Grajaú, Rosa Soraida Nava, e representantes de outros institutos, com o objetivo de fortalecer os laços entre essas instituições e incentivar a criação de novas.
No período da tarde, o “II Encontro de Sócios Correspondentes do IHGM” foi realizado em formato híbrido, no auditório da Fundação Sousândrade (FSADU) e pela plataforma Google Meet. Participaram presencialmente a Profa. Dilercy Aragão Adler, o Prof. José Augusto Silva Oliveira, a Profa. Elizabeth Sousa Abrantes, a confreira Ana Luiza Almeida Ferro e a historiadora e escritora Mary Del Priore (RJ), representando o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), o Dr. Victorino Coutinho Chermont de Miranda, também sócio correspondente do IHGM. Na ocasião, Mary Del Priore recebeu o diploma de sócia correspondente do IHGM.
De forma remota, estiveram presentes os sócios correspondentes Alberto Pessoa (DF), Wellington Corlet (MT), Gilson Santos, Kátia Colares (AM), Raimundo Colares (AM), Assir Alves da Silva Bezerra e o Sr. Ivaldo Santos Vidigal, coordenador científico e tecnológico da Fundação Sousândrade, representando a presidente da FSADU, Dra. Evangelina Maria Martins Noronha.
Um legado para o futuro
O IHGM reafirma seu compromisso com a preservação da memória e do patrimônio cultural do Maranhão, celebrando 99 anos de contribuições significativas e se preparando para o centenário, que promete novas iniciativas para consolidar seu legado histórico.
Seja bem-vindo ao site oficial do IHGM, Casa de Antônio Lopes.
Esperamos que, por meio dele, consigamos oferecer uma ferramenta útil de consulta e auxílio aos nossos associados, bem como aos demais estudiosos interessados na história deste Instituto e igualmente, nas questões ligadas à Historia, Geografia e Ciências afins, referentes ao Brasil e, especialmente, ao Maranhão.